Nossa visão de sustentabilidade

Desde as suas origens, a Diana Pet Food sempre integrou o desenvolvimento sustentável em sua estratégia, uma iniciativa amparada no desejo de valorizar subprodutos como matérias-primas e na disposição de manter-se próxima de seus clientes. 

 

A estratégia de sustentabilidade da Diana Pet Food baseia-se em quatro pilares: Footprint, Innovation, Sourcing, e Care. Esses quatro pilares atendem aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, ao mesmo tempo que asseguram uma caminhada sustentável, vibrante e exitosa para todos os colaboradores e envolvidos com a empresa. 

Programas como o de avaliação e gestão de impactos ambientais para todo portfólio, o projeto “Zero resíduo em aterros”, o projeto “Zero Plástico” e tantos outros, são formas da Diana Pet Food responder aos desafios sociais que o mundo vem enfrentando.

Compromissos da Diana Pet Food para 2020-2025

A Diana Pet Food definiu 16 compromissos para 2025, alinhados com os objetivos Diana e Symrise.

Descubra cada um deles:

Footprint

Minimizar a pegada ambiental ao longo da cadeia de valor

Programas de aumento de eficiência ambiental iniciados em todas as unidades Diana Pet Food continuarão a promover ativamente melhorias na gestão de água e energia, bem como a redução e reutilização de resíduos, contribuindo para reduzir a mudança climática.


A Diana Pet Food continuará seus esforços não só no sentido de economizar água, como de aprimorar a qualidade do tratamento de efluentes, mediante redução na DQO*, de forma a limitar prejuízos ao ecossistema. E como resíduo bom é o resíduo que não chega a ser gerado, a Diana Pet Food prosseguirá com seu programa de redução e valorização de resíduos, em vigor nos últimos anos. Quatro unidades Diana Pet Food já são “Zero resíduo em aterro!”

Mediante um programa de eficiência energética e a adoção de energias renováveis, a Diana Pet Food irá reduzir o seu consumo de energia e as emissões de gases de efeito estufa por tonelada produzida, contribuindo, no âmbito da Symrise, para o cumprimento do Acordo de Paris para mitigação da mudança climática até 2025.

 

* refletindo o teor de poluentes orgânicos nos efluentes

Compromissos

-4%

de consumo de água/t de produto acabado/ano

-4%

de DQO nos efluentes/ano

-4%

de geração de resíduos/t produzida/ano

-5.6%

emissões de GEE/t produzida/ano

100%

da eletricidade oriunda de fontes renováveis

Innovation

Maximizar o desempenho social e ambiental de nossos produtos

Uma empresa responsável possui um compromisso com seus colaboradores e a comunidade de ser eficiente e eficaz. Como líder setorial, a Diana Pet Food continuará a guiar o mercado por meio de inovação constante. 

Além de propor novos produtos para o mercado, a Diana Pet Food leva em conta a sua responsabilidade para com cadeia de valor inteira mediante a circularidade – garantindo o bem-estar econômico, social e ambiental desde a proposta de valor até o consumo – e irá avaliar o seu portfólio de produtos inteiro segundo critérios ambientais.

A empresa também irá acelerar o lançamento de novos produtos com desempenho ambiental aprimorado utilizando a Eco-Design Matrix.

Compromissos

>12%

do total das vendas proveniente de novos produtos*

100%

dos novos produtos analisados segundo critérios ambientais

1

novo programa de desenvolvimento de eco-design implementado / ano / região

*considerando lançamentos de mercado dos últimos três anos

Sourcing

Maximizar a sustentabilidade de nossa cadeia produtiva e de nossas matérias-primas

O impacto das matérias-primas corresponde a 80% da pegada ambiental de um produto. A origem das matérias-primas da Diana Pet Food é monitorada para calcular o impacto ambiental, sendo considerados tanto as distâncias de transporte como o acondicionamento/acomodação. Sem prejuízo dos parâmetros de qualidade, a Diana Pet Food está profundamente comprometida em aproveitar os subprodutos das atividades de seus parceiros.

A responsabilidade da Diana Pet Food para com os colaboradores e a comunidade também implica o dever de garantir a origem e torná-la mais sustentável: compromissos éticos relativos a práticas laborais, códigos de conduta corporativa e bem-estar animal são exigidos de nossos fornecedores.

Compromissos

>90%

das matérias-primas obtidas localmente

Continuar

nossa atividade de origem de matérias-primas valorizando subprodutos de outras cadeias

100%

do Orçamento com fornecedores suprido por contratos de Origem Responsável

Care

Melhorar o bem-estar dos funcionários, colaboradores e comunidades

A segurança, saúde e bem-estar dos funcionários são cruciais para que eles sintam orgulho de fazer parte de uma empresa sustentável. É com isso em mente que a Diana Pet Food realiza suas ações voltadas tanto aos colaboradores como às comunidades onde está inserida.

Abraçando sua visão 100% SAFE (100% Segura), a Diana Pet Food irá reforçar sua política de segurança por meio de um programa robusto de prevenção. A empresa também está implementando cobertura para todos os seus funcionários (Programa Deeply Healthy - Profundamente Saudável) em todo o mundo, conforme as normas e melhores práticas de cada local. 

E como cuidar também tem a ver com ações simples, todos os funcionários da Diana Pet Food serão beneficiados com pelo menos uma iniciativa na área da saúde por ano (Programa Simply Healthy - Saúde com Simplicidade). Essas iniciativas, conduzidas pela Rede de Embaixadores da Sustentabilidade da Diana Pet Food, comtemplam ações e informações de saúde preventiva, abrangendo desde nutrição, qualidade do sono e práticas esportivas até formas de prevenção de doenças cardíacas.

Compromissos

<1.5

Índice de frequência de acidentes até 2025

100%

dos funcionários com cobertura no nível adequado, definido conforme as normas e melhores práticas de cada país.

1

iniciativa de saúde por ano em cada unidade

100%

de nossas unidades registradas na Sedex**

100%

de nossos funcionários informados de nosso Código de Conduta Symrise

** A Sedex é líder mundial em fornecedores de serviço com mão de obra ética

Principais iniciativas da Diana Pet Food para uma cadeia produtiva mais sustentável

Ciclo de Vida do Produto Diana Pet Food

O ciclo de vida do produto é uma abordagem que considera a vida inteira de um produto em todas as suas etapas, da extração das matérias-primas até seu uso e reciclagem.

A Diana Pet Food nasceu da valorização e aproveitamento de subprodutos do setor agroindustrial, fundamentada, portanto, num modelo de economia circular. Buscamos agregar valor de forma sustentável a cada etapa do ciclo de vida dos produtos.

Conheça o ciclo de vida dos produtos Diana Pet Food

Eco-Design Matrix

A Análise de Ciclo de Vida (ACV) consiste na avaliação do desempenho ambiental de um produto ao longo de toda a cadeia de valor.

A Diana Pet Food desenvolveu uma ferramenta – a Eco-Design Matrix – que permite avaliar e aprimorar impactos ambientais de um produto ao longo de todo o seu ciclo de vida, da originação até a entrega para o cliente. Para isso, foram consideradas diretrizes da metodologia ACV, da ISO 14.044, bem como as análises de Pegada do Produto para o grupo de alimentação animal da Comissão Europeia. 

Essa ferramenta permite que a Diana Pet Food conheça os dados de pegada de carbono de todo a sua linha de produtos, fazendo distinção de sete impactos em cada uma das quatro etapas de vida principais (Originação, Fabricação, Embalagem e Logística). É possível assim comparar e avaliar novos produtos, o que conduz a métodos em constante aprimoramento. 

Com a nova ferramenta Eco-Design Matrix descobrimos um novo indutor de inovação”, explica Aurélie de Ratuld, gerente global de RSC da Diana Pet Food. “Realmente, agora somos capazes de selecionar ingredientes e criar novos produtos levando em conta não só os fatores funcionalidade e desempenho econômico, mas também os impactos ambientais ao longo do ciclo de vida.

Abordagem “Zero resíduo em aterro”

Os aterros sanitários geram grande impacto sobre o ambiente e a saúde humana. Encontrar formas de aproveitar resíduos, ao invés de destiná-los ao aterro, é essencial para limitar os nossos impactos ambientais.

Para reduzir sua pegada ambiental, algumas sedes da Diana Pet Food deram início a uma abordagem “Zero resíduo em aterro”, cumprida quando mais de 90%* dos resíduos gerados não são aterrados. 

Em 2019, quatro de nossas 17 sedes – China, Tailândia, Espanha e Languidic (França) – cumpriram os objetivos “Zero resíduo em aterro”! Nos próximos anos, outras unidades estarão aptas a alcançar essa meta também, à medida que seus países entendam a importância dessa abordagem e adotem novos processos de aproveitamento.

* Com relação a resíduos com características especiais (p. ex. contaminantes), condições locais (p. ex. presença de plantas de reciclagem próximo à unidade) e regulamentações locais, um objetivo de 100% não seria alcançável na maioria de nossas unidades. 

Política “Zero Plástico” na Ásia-Pacífico

Segundo um levantamento do WWF, até 2050 haverá mais plástico no oceano do que peixes. Toda empresa tem uma parcela de responsabilidade em prevenir isso.

Preocupada com esse risco, a Diana Pet Food Tailândia criou uma política “Zero Plástico”, com o intuito de reduzir a quantidade de plástico gerado pela empresa em sua cadeia de valor, recorrendo a embalagens 100% recicláveis ou reutilizáveis quando não for possível evitar-las.

Graças a esse programa, reduzimos em 4% a geração de plástico por tonelada produzida em 2018!”, diz Jidapa Tantaves, coordenador de projetos da Diana Pet Food na Tailândia. E como os clientes têm um papel fundamental na redução do uso de plásticos nas embalagens de produtos, “oferecemos várias opções aos clientes a fim de convencê-los a aderir ao programa”, completa Jidapa. 

Em 2019, todas as unidades Diana Pet Food & Diana Aqua na zona Ásia-Pacífico aderiram ao projeto “Zero Plástico”. O compartilhamento de boas práticas também faz parte do Programa Diana Pet Food, permitindo que outras unidades não só participem do programa como reduzam seu uso de plásticos.

Novas fábricas com normas rigorosas de sustentabilidade

Em 2019, a Diana Pet Food deu início a um novo conceito de fábrica ecológica, que vai pavimentar o caminho para futuros projetos industriais. 

A fábrica colombiana é a primeira a se beneficiar dos novos critérios de construção, baseados nas normas de certificação LEED.

A unidade colombiana foi integralmente planejada com uma abordagem RSC, da concepção da planta até os produtos fabricados, o bem-estar dos trabalhadores e o envolvimento com as comunidades locais”, diz Christophe Salaün, gerente geral da Diana Pet Food Colômbia.

Descubra nossa rede global

* A certificação LEED baseia-se em critérios organizados em 7 categorias, que tratam dos aspectos fundamentais de um edifício verde. 

Uma rede interna de 25 embaixadores da sustentabilidade

Para concretizar os seus compromissos em todos os escalões da organização, a Diana Pet Food criou uma rede interna de 25 embaixadores da sustentabilidade (Susty Ambassadors) nos 13 países onde está presente, os quais atuam como defensores e promotores da sustentabilidade em cada unidade. Além de organizar eventos sobre tópicos de sustentabilidade, aumentando a conscientização de todos os funcionários em relação aos quatro pilares que guiam a Diana Pet Food, eles também se envolvem com o programa Simply Healthy. Com sensibilidade e inspirando ações simples, eles dão mostras à importância do agir.